segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Lutando pelo ponto de vista

Cecília Medeiros

Quando comecei fazer esta disciplina tinha curiosidade de conhecer a famosa Vila Brás. Alguns olham para esta Vila com receio e a consideram perigosa. Bem, eu conheci este bairro neste semestre, fazendo a disciplina de Redação Experimental em Jornal, e o que observei foram pessoas simples, modestas, que lutam a cada dia para terem uma vida melhor. Nada de medo, mas sim pessoas que sorriem, choram se emocionam e desejam ver a Brás com mais qualidade de vida. Um bairro popular com qualquer outro.
Desfeito o mistério, procurar a terceira pauta não foi muito difícil, conversando com a doutora Lisiane Silva, especializada em Medicina de Saúde Comunitária, contou-me que a coordenação do posto de saúde da Vila Brás estava indignada com algumas matérias que vem sendo publicadas no Enfoque. Essas matérias não têm o contraponto do posto, apenas são citadas as reclamações dos moradores, mas o posto não foi ouvido.

Diante do relato da médica Lisiane, tentei mostrá-la que a intenção de nós estudantes de jornalismo é apresentar no nosso Jornal os assuntos pautados pelos moradores e que geralmente tentamos ouvir os dois lados envolvidos.

Disse a ela que falaria com os professores para tentar um direito de resposta o que creio que será dado na próxima edição do Enfoque.

Depois de muito conversarmos a convenci que me deixasse falar com a coordenadora do posto e pedir para acompanhar um atendimento da Equipe de Estratégia da Família, que iria visitar um morador da Brás que faz parte desta modalidade de atendimento domiciliar.

Pronto, fui liberada pela coordenadora Caren Muller para fazer o acompanhamento do atendimento domiciliar. Matéria que pode ser conferida nesta última edição de 2010/2.

Enfim, cada um tem um ponto de vista e quer defender o mesmo, mas nós futuros jornalistas temos a obrigação de tentarmos defender o ponto de vista do nosso leitor, dando a ele a informação o mais completa possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário